RESUMO ARTIGO “30 ANOS DE VIGIAR E PUNIR DE FOUCAULT" - JUAREZ CIRINO DOS SANTOS
O objetivo geral do artigo de Juarez Cirino dos Santos é fazer uma abordagem sobre o livro de Foucault, “Vigiar e Punir”, ao longo do tempo, bem como ressaltar como os estudos de “Vigiar e Punir” são fundamentais para a ciência contemporânea do controle social.
Santos apresenta várias conclusões: desde a pesquisa dos efeitos positivos da prisão - produzidos com o investimento do corpo nas relações de poder e definidos como estratégia das classes dominantes para docilizar e extrair utilidade das forças corporais, até o controle da criminalidade no contexto político da luta de classes das sociedades modernas.
A pesquisa de Santos foi realizada de forma bibliográfica, pois ele utiliza livros e artigos em suas fontes.
DESENVOLVIMENTO
A disciplina, segundo Juarez, é o conceito fundamental da obra de Foucault, definida como a física do poder, instituída para controle e sujeição do corpo, e tem por objetivo tornar o indivíduo dócil e útil, sendo essa uma política de coerção para domínio do corpo alheio.
O estudo do conceito de disciplina, é estruturado por elementos e princípios específicos. Para Foucault, os elementos da disciplina são os seguintes:
1. A distribuição dos corpos;
2. O controle da atividade individual;
3. A organização das gêneses;
4. A composição das forças.
Os princípios das disciplinas são constituídos pelo método de adestramento dos corpos, que são os seguintes:
1. A vigilância hierárquica: é um sistema de poder sobre o corpo alheio, sendo integrada por redes verticais de relações de controle e exercida por dispositivos observatórios;
2. A sanção normatizadora: existe como um sistema duplo de recompensa e de punição, estabelecido para corrigir e reduzir os desvios, fundadas em leis, programas e regulamentos;
3. O exame: representa a união de técnicas de hierarquia com técnicas de normatização.
Foucault define panótico como um dispositivo do poder disciplinar, o qual tem um sistema arquitetural