Resumo artigo sobre poluição do ar em duas grandes metrópoles brasileiras
A poluição é uma preocupação da humanidade, pois os danos à saúde, ao bem estar das pessoas vêm crescendo com o aumento dos índices da poluição.
A poluição do ar tem sido relacionado a algumas doenças desde a primeira metade do século passado em cidades que já se destacavam pela produção industrial, grande número de veículos automotores, etc. Nos dias atuais isso é diferente, nas grandes metropolis brasileiras estudos buscam confirmar a relação da poluição do ar com doenças respiratórias e cardiovasculares.Estudos desse tipo foram conduzidos nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Em SP forma realizadas todas as análises num período de 4 anos (1/05/1996 à 31/04/2000).Já no RJ as análises de mortalidade foram realizadas entre 01/1990 à 12/1993 e as analises de internações hospilares entre 08/2000 a 11/2001. A atenção dessas análises foram voltadas para os dois grupos etários reconhecidamente mais susceptíveis aos efeitos da poluição do ar ( crianças menores de 5 anos e idosos maiores de 65 anos). Em SP os dados de mortalidade foram obtidos através de um programa da prefeitura que analisa informações contidas ns atestados de óbito; no Rj através do banco de dados de secretaria de Estado da Saúde.Os dados referentes as internações hospitalares foram conseguidos por meio do banco de dados (informatizado)do ministério da saúde, para hospitais conveniados ao SUS. Os dados são referentes somente para pessoas residentes nos dois municípios.
A companhia de Engenharia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo e a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (RJ) forneceram medidas diárias de poluição do ar (SO2, NO2, CO, O3, material particulado inalável). Também obtiveram informações sobe variáveis meteorológicas (temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação e ventos). Técnicas de analises de séries temporais em modelos lineares por meio de Equações de