Resumo artigo "pesquisa qualitativa - características, usos e possibilidades
Profa. Dra. Lisete Barlach
Vitor Malta Pierucci - 7567291
RESENHA TEXTO: PESQUISA QUALITATIVA – CARACTERÍSTICAS, USOS E POSSIBILIDADES
Diferente das pesquisas quantitativas, pautadas em métodos bem fixados e e com um plano pré estabelecido, as pesquisas qualitativas tem um foco de interesse amplo e são direcionadas conforme seu desenvolvimento, trazendo um viés interpretativo para a análise dos dados. Nem por isso o método qualitativo tem sido menos usado; ao contrário, tem tido um crescimento em importantes áreas do conhecimento como a Psicologia, a Educação e a Administração de Empresas.
Este tipo de abordagem tem como objetivo a tradução dos fenômenos sociais, utilizando-se de diferentes técnicas para decodificar diferentes componentes de um sistema de significados. Torna-se útil por trazer um caráter mais aberto e criativo onde certos detalhes, que na análise final seriam de pouca utilidade, não precisam ser quantificados.
Embora opostos, métodos qualitativos e quantitativos não se excluem. Podem inclusive serem utilizados em relação de complemento no que JICK (1979, p.602) chama de “triangulação”. Há também o que MORSE (1991, p.120) propõe por “triangulação sequenciada” onde os resultados de um método servem para a elaboração do outro método. São alguns benefícios da combinação dos dois métodos: * Possibilidade de congregar os dois vieses; * Combinar variáveis específicas com uma visão global do fenômeno; * Enriquecer constatações quantitativas com dados obtidos dentro de um ambiente natural.
Porém, os métodos qualitativos também apresentam percalsos na obtenção e interpretação dos dados. Diferentes usos de linguagem, por exemplo, constantemente trazem problemas ao resultado final. Além disso, a tarefa de obtenção e análise dos dados é pessoal (o que pode prejudicar a análise posterior dos dados) e não existem convenções bem estabelecidas. Para anular alguns dos problemas, BRADLEY (1993, p.436) propõe conferir a