Resumo Artigo Jesus
CURSO: Administração
PERÍODO: 5º
ANO: 2015
PROFESSOR: Jesusimar Dornelas
Alunos: Ana Gabriela Souza e Hugo Dias Rafael
O Artigo escolhido retrata as dificuldades enfrentadas por micro e pequenas empresas no que se refere a ricos de liquidez e capital de giro.
O autor utiliza de dados estatísticos e estudos por empresas renomadas para chegar ao seu objetivo e esclarecer ao leitor sobre o assunto. Segundo informação retirada do próprio artigo, apesar de constituírem um dos pilares da nossa economia, segundo estudos do SEBRAE (2004), aproximadamente 60% das micro e pequenas empresas morrem até o quarto ano de existência (Figura 1). Figura 1.- Taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas com até 4 anos de existência no Brasil. Fonte: SEBRAE (2004). Ainda de acordo com o autor as pesquisas realizadas apontam que os empresários julgam os problemas com capital de giro um dos que mais justificam o fracasso.
Há de se concordar com as informações expostas acima, pois o capital de giro é o que mais sofre com as mudanças dentro das organizações, principalmente com o cenário de crise atual, em que as pessoas estão cada vez mais endividadas, e reduzindo então o consumo principalmente de coisas supérfluas, consumindo só o necessário. Crise esta também afetando grandes empresas, ocasionando diminuições na carga horária de trabalho, como o caso da empresa Usiminas, em que todo o seu pessoal da área administrativa teve sua carga horária reduzida, alem de outras empresas que tiveram que optar pela demissão em massa de seus colaboradores.
Outro ponto relatado pelos autores é o “efeito avestruz” que para Chér (1990) retrata de forma muito clara a situação do empreendedor brasileiro: aponta como suas maiores dificuldades a falta de incentivos políticos e creditícios, a alta carga tributária, a expressiva concorrência, a burocracia, entre outros. A autocrítica é relevada a último plano, o