Resumo artigo de obras de pequeno porte
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL
Resumo do Artigo: RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: GERAÇÃO E ALTERNATIVAS PARA RECICLAGEM EM UM CANTEIRO DE OBRAS DE PEQUENO PORTE. Artigo aceito para publicação em 17/04/2013 O artigo apresenta os tipos de resíduos de construção civil (RCC) gerados em uma obra de pequeno porte, além de indicar possíveis soluções para esses materiais, enfatizando a não geração de RCCs, redução, reutilização, reciclagem e destino final de acordo com a resolução CONAMA n°307/2002.
A área construção civil é altamente promissora na atualidade, uma vez que gera riquezas consideráveis para a economia do país e absorve uma alta taxa de mão de obra. A elevada produtividade do setor é acompanhada pelos impactos ambientais gerados nos diversos processos produtivos nele contemplados. De acordo com dados de pesquisa bibliográfica, a quantidade de entulhos gerados pela indústria da construção civil corresponde de 41% a 70% da massa total de resíduos sólidos urbanos. As ações tomadas para o gerenciamento desses resíduos são recentes no Brasil. Em 2002 a resolução do CONAMA n°307 entrou em vigor, estabelecendo-se as diretrizes, os critérios e procedimentos para a gestão de resíduos da construção civil.
No artigo foi realizado um estudo de uma obra de pequeno porte no município de Palmas-TO. Em um primeiro momento identificaram-se as etapas da construção para posteriormente se quantificar os rejeitos gerados em cada processo, de acordo com a classificação CONAMA n°307/2002. As etapas foram: fundação, superestrutura, revestimento, cobertura e acabamento.
De acordo com a resolução CONAMA n°307/2002, resíduos de classe A são os reutilizáveis ou recicláveis como agregados, os de classe B os recicláveis para outra destinação, os de classe C os resíduos sem aplicações , que ainda não possuem tecnologias desenvolvidas para reaproveitamento e os de classe D os rejeitos perigosos provenientes da