Resumo artigo 2 M rio D bora Caroline Pertilli
826 palavras
4 páginas
Nome: Débora Caroline Pertilli8º sem EAS
RESUMO ARTIGO – LIMITAÇÕES TÉCNICAS DAS FERRAMENTAS GEOFÍSICAS
ATUAIS
As limitações dos métodos geofísicos podem ser divididas entre abordagem indireta, instrumental, faixa de investigação, ruído, poder de limitação e ignorância. O autor fala que esta lista não é completa e nem exclusiva.
Na geofísica não se pode detectar petróleo (por exemplo), apenas mapeado.
Muitas vezes na mineração o que se procura explorar pode ter características que a geofísica detecta. Por isso o uso do termo abordagem indireta, pois seria uma
“exploração indireta”.
As limitações instrumentais podem ser eliminadas rapidamente. Com a introdução de gravação de fita magnética na sísmica, possibilitou o uso de meios mecânicos de ondas sísmicas no lugar de explosivos, que pode dar o efeito de um grande tiro. Um chamado “batedor” cai utilizando o peso, e o “vibro-seis” torna possível a obtenção de dados sísmicos.
Para se obter bons dados é necessário mais que apenas boa instrumentação.
Talvez, a limitação mais importante atualmente é não nos aparelhos em si, porém, nos operadores dos mesmos.
As técnicas de exploração nem sempre podem sondar a terra em qualquer profundidade. Nos métodos de campo potencial (magnético, gravimétrico ou elétrico), a profundidade é limitada pelo tamanho do corpo estudado, e pelo nível de ruído das medições. Esse tamanho depende de suas dimensões e forma, sua suscetibilidade magnética e seu magnetismo permanente.
Os métodos elétricos tem pouca utilização na exploração de petróleo porque tem um alcance bem limitado. As propriedades elétricas de um corpo a ser estudado são de extrema importância na exploração. As investigações atuais tem a profundidade limitada a alguns milhares de pés. Grandes profundidades são possíveis, observando-se os campos elétricos e eletromagnéticos produzidos pelas correntes naturais da Terra. Existem várias técnicas de operação a fim de minimizar as variações, porém os métodos telúricos, na prática,