Resumo "arte de amar" de Ovidio
Resumo: “Arte de Amar”, de Ovídio.
JACOBINA
2013
Resumo: “Arte de Amar”, de Ovídio.
Resumo solicitado pela professora Barbara Bezerra, da disciplina: Literatura Latina, no intuito da gente conhecer a obra de Ovídio.
JACOBINA
2013
O livro “ARTE DE AMAR” de Ovídio escritor, poeta latino a.c contém 3 livros. No primeiro livro Ovídio descreve as formas como um homem deve conquistar a sua amada. O autor compara o homem com o caçador, o qual deve conhecer o terreno para poder prender o seu alvo. O poeta Ovídio continua o seu ensinamento assinalando, que os teatros são os lugares mais oportunos para a caçada, seja para algo passageiro ou para sempre. O autor argumenta que o homem deve se sentar ao lado do seu alvo, conversar, ser companheiro, ser agradável e solicito com as mulheres, para conseguir conquistar. Ovídio argumenta que o homem deve conquistar a atenção da escrava de sua amada. A serva será a ligação entre os amantes. Contudo ele aconselha a não se envolver amorosamente primeiro com a escrava, pois está poderá causar problemas, a sua relação com a amada.
No discurso de Ovídio primeiro se deve conquistar e deitar-se com a dona e depois tomar como se fosse sua “escrava”. Outro importante elemento para o sucesso na caçada é sempre prometer presentes, como se fosse dar-los a qualquer momento. O desejo de obter tais prendas despertariam ilusões nas mulheres, como pontuou Ovídio. No corpo físico o homem deve possuir a sua estirpe e elegância sendo sempre limpo e preocupado com sua higiene pessoal. Um dos conselhos mais interessantes vem a ser o de se aliar ao amante, da mulher que se deseja para se valer da amizade entre ambos. No que o consumo de vinho com moderação e controle sobre a