Resumo Arquitetura Web
A plataforma Web.
O sistema de informações distribuído baseado em hipertexto foi a proposta que Tim Berners-Lee fez à CERN em março de 1989, para solucionar os problemas de comunicação da instituição. Após isso a internet nunca mais foi como antes. O sistema proposto, inicialmente chamado de Mesh, acabou por convencer seus gerentes e foi implantado no CERN no ano seguinte já com o nome de World Wide Web.
A Web deixou de ser um mero serviço e passou a ser uma enorme plataforma, estimulando a criação de novas linguagens e tecnologias. Com o Javascript, o próprio HTML pôde se tornar competitivo e oferecer uma interface interativa sem a necessidade de applets e ActiveX que podem limitar o público de uma aplicação.
Browsers e servidores.
O serviço WWW é um serviço TCP/IP baseado no protocolo HTTP. Hipertexto é uma forma não linear de publicação de informações onde palavras que aparecem no decorrer do texto podem levar a outras seções de um documento, outros documentos ou até outros sistemas de informação, fugindo da estrutura linear original.
O protocolo HTTP funciona de forma semelhante ao protocolo FTP e a principal função de um servidor Web administrar um sistema de arquivos e diretórios virtual e atender às requisições dos clientes HTTP.
URLs
Todas as comunicações na plataforma Web utilizam a sintaxe chamada URL (Uniform Resource Locator) para localizar os recursos que são transferidos. Um servidor Web precisa mapear os diretórios do sistema onde está instalado em URLs parciais para que possa oferecer o serviço Web. A URL usada internamente no servidor contém apenas o caminho absoluto dentro do mesmo. O browser, como está remoto, precisa utilizar uma URL completa que contenha o nome da máquina onde roda o servidor, a porta de serviços, e o protocolo de acesso (que pode não ser
HTTP). Servidores e browsers só localizam recursos usando URLs.
Tipo MIME.
O tipo dos dados recebido pelo browser é importante para que o browser saiba