resumo aquaponia
O estudo da hidroponia caminha desde seu nascimento ao lado da química, consistindo em uma das muitas aplicações práticas desta ciência na agricultura, mas, mesmo com raízes tão antigas, a prática mais próxima do que se conhece hoje, existe desde 1680, sendo bastante desenvolvida pelos Estados Unidos da América (EUA) e Europa nas últimas décadas. O primeiro uso comercial expressivo desta prática, se deu na metade da década de 60, no Canadá, o qual ocorreu em função da devastação de uma grande produção de tomate na Columbia Britânica onde, na ocasião, a hidroponia foi a única saída do produtor para evitar a perda total da produção. Posteriormente houveram avanços nos Estados Unidos, na década de 70, e na Holanda em 1980. Com o êxito da hidroponia nestes países, a prática se estendeu rapidamente a outros países da Europa e depois América.
No Brasil, a hidroponia só passou a ser melhor difundida a partir de 1980, sendo até hoje uma prática pouco aplicada. quaponia – Produzir mais e de forma saudável!!!
UpDown
Aquaponia é a produção de pescado associada à produção de vegetais, principalmente verduras e legumes. Nos Estados Unidos, Austrália e em alguns países Asiáticos já se pratica essa modalidade de produção há mais de 30 anos.
No Brasil até o momento, temos alguns ensaios no meio acadêmico mas é em São Roque que se está tentando popularizar o sistema. Pois a cidade além de berço da hidroponia comercial paulistana, tem abundância de água e vários pesqueiros comerciais.
Alguns fatores foram preponderantes para a pesquisa com aquaponia na região:
1- A Presença de vários pesqueiros