Resumo apresentação Evolução Cacau Show
No decorrer deste trabalho vamos destacar algumas características empreendedoras marcantes na trajetória dele e que fizeram com que a sua empresa, a Cacau Show obtivesse sucesso e se tornasse referência no mundo dos chocolates finos.
Início – História:
Desde seus 15 anos de idade Alexandre Tadeu da Costa ajudava sua mãe com vendas. Ela era vendedora porta a porta, onde ela comprava produtos de terceiros e criava um catálogo de produtos. Um desses catálogos se chamava Cacau Show.
Desde criança ele recebia influências “empreendedoras”.
Empreendedor por oportunidade:
Citar dois os dois tipos de empreendedorismo: OPORTUNIDADE e NECESSIDADE: o segundo é o mais comum de vermos. Nele, a pessoa é motivada a empreender (investir ou participar de um projeto) como única alternativa para obtenção de renda e de sustento.
Muitas vezes, neste tipo de empreendedorismo não há profundas análises e estudos sobre as possibilidades de mercado e seus riscos.
Dois anos depois em 1987, com 17 anos de idade Alexandre resolve retomar o negócio que outrora não havia dado certo com sua mãe.
Compromisso: (citar a importância dessa característica e como ela se aplicou no caso)
Visão: (citar a importância dessa característica e como ela se aplicou no caso)
Diferencial competitivo: (características do empreendimento que mostram que ele é melhor do que o dos possíveis concorrentes. Citar os dados da tabela.)
Em 2003 a Cacau Show já possuía 100 lojas e Alexandre continuava pensando grande. Seu objetivo era alcançar 1000 lojas em 2010. Era necessário abrir 120 lojas por ano, uma loja a cada três dias, durante sete anos. Mesmo com certa desconfiança de sua equipe por muitos não acreditarem que podiam alcançar esse objetivo ele continuava batalhando para alcançar esse número. (citar gráfico)
OUTROS DADOS:
Em 1994 Alexandre, embarca para o primeiro de muitos outros cursos na Bélgica, berço de alguns dos melhores chocolateiros do mundo.
Em junho de 2012, Alexandre