Resumo Aprendizagem por Problematização
É dado que a aprendizagem através da pesquisa é fundamental no progresso da postura reconstrutiva do conhecimento e da formação de pessoas comprometidas com o saber pensar. Para isso, profissionais da aprendizagem devem orientar os aprendizes a terem habilidade no ato de pesquisar. Pois, o conhecimento do aluno avança quando este tem bons desafios a resolver. Para tanto, torna-se necessário que o professor planeje atividades interessantes e desafiadoras que de fato contribuam para que o aluno aprenda, ou seja, planejar atividades instigadoras, onde o educando possa pensar e colocar em jogo tudo o que sabe sobre o conteúdo proposto. A seguir estaremos relatando sobre as questões que estão relacionadas ao processo de pesquisa e aprendizagem por meio da problematização.
Para DEMO (2002): “Aprender não é acabar com as dúvidas, mas conviver criativamente com elas. Por parte do professor, não se trata, “jamais de tirar dúvidas”, mas sim fazer outras tantas. (...) Conhecimento é processo dinâmico de questionamento permanente, não gerando respostas definitivas, mas perguntas inteligentes. É isso que faz com que os aprendizes cresçam em busca do conhecimento e não entregarmos tudo pronto, pois quem não estimula a criança a pensar nunca fará dela uma pessoa autônoma e/ou crítica. DEMO, (1996) salienta que “Aprendizagem por problematização favorece claramente a prática da pesquisa como princípio educativo”.
Escutar aula, copiar no caderno o que o professor copia no quadro, decorar conteúdos, receber fórmulas prontas, tomar prova e etc. é uma prática de ensino ultrapassada segundo teóricos construtivistas. Torna-se bem mais eficiente e proveitoso, alfabetizar a criança por meios de orientação e avaliação cuidadosa, sem dar nada pronto, provocando o aluno a aprender, incentivando-o a escolher