Resumo apostila ciências sociais
Com as transformações no mundo do trabalho, houve uma boa diminuição de serviço braçal nas indústrias em função das máquinas. Aconteceu uma reestruturação na produção já que uma máquina consegue ser muito mais rápida e eficiente que um homem. Nos campos os trabalhadores rurais também sofreram com essa mecanização, e se viram obrigados a partir para a cidade grande, o que ocasionou um enorme crescimento da população.
O modelo de produção usado por Henry Ford praticamente parou de funcionar por causa do alto custo com a mão de obra. Começou então a funcionar nas fábricas um modo de organização produtiva, elaborado pelo japonês Taiichi Ohno, conhecido como Toyotismo.
Nos dias de hoje, assim como ocorreu transformações sociais desde os anos 1980, está surgindo à necessidade da redução de gastos, pelo motivo das empresas terem fácil acesso às tecnologias e se tornarem mais competitivas a cada dia. O conhecimento e a mão de obra altamente especializada estão se tornando o segredo da rentabilidade.
Na ascensão da economia de um país fica perceptível a transferência da produção de mercadoria para produção de conhecimentos.
Com as empresas investindo em novas tecnologias e reduzindo custos, como corte de pessoal por exemplo, acaba ficando muito instável os cargos de baixo nível salarial, aumentando o índice do desemprego. Por esses motivos as empresas estão exigindo muito do funcionário, que ele seja bem qualificado, que exerça muitas funções ao mesmo tempo, atualizar-se constantemente, etc.
7- POLÍTICA E RELAÇÕES DE PODER: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E DIREITOS DO CIDADÃO
Quando a política começou a surgir, mesmo aqueles que não se interessavam ou ignoravam as decisões tomadas acabaram se envolvendo. O Estado criado pelo homem na função de proteger os seres humanos uns dos outros com o uso das armas e das leis. Mais não basta apenas exercer o poder, é necessária também a justiça.
Com o nascimento dos partidos políticos,