Resumo Apologia da História de Marc Bloch
RESUMO APOLOGIA DA HISTÓRIA OU O OFÍCIO DE HISTORIADOR DE MARC BLOCH
JOSIELISON FERDINEI DA COSTA RIBEIRO – LHN04
Resumo apresentado como atividade complementar na disciplina Fundamentos Específicos I: Métodos de História, no Curso de Licenciatura Plena em Historia, na Faculdades Integradas Ipiranga. Prof. MSc. Maria Martins.
BELEM – PA, 2014
Referências: BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício de Historiador, Ref. (p.41 a p.73). Rio de Janeiro: Editora ZAHAR, 2001.
Josielison Ferdinei da Costa Ribeiro1
Maria Raimunda Martins2
Resumo Apologia da História ou O Ofício de Historiador de Marc Bloch
Considerado o maior medievalista de todos os tempos, Marc Bloch foi aluno de Langlois e Seignobos, tornando – se um importante historiador francês que junto com Lucien Febvre fundaram a “Revue des Annales”, esta que por sua vez deu origem a Escola dos Annales, cuja linha de estudo influenciou as chamadas “Nova História” e “História das Mentalidades”. Por ser judeu, Marc Bloch foi preso e fuzilado pelo regime nazista em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Antes de sua morte, Bloch escreveu uma de suas obras intitulada “Apologia da História ou o ofício de historiador”, obra esta tão importante ao historiador por se tratar de métodos do discurso de história. Neste texto, ou melhor, resumo, tentarei mostrar a importância da obra para o discurso do historiador, fazendo uma analise dos métodos ao discurso do historiador.
Bloch disse que seus autores, Langlois e Seignobos, não ensinaram apenas que o historiador tem como primeiro dever ser sincero, tampouco dissimulavam que o próprio progresso de nossos estudos é feito da contradição necessária entre as gerações sucessivas de trabalhadores. Com isso, Bloch nos diz que não se deve aceitar um fato só porque este foi dito ou escrito, deve – se antes de tudo criticar para poder entender como e por que este fato ocorreu. O autor