Resumo Antropologia AP1
Os ramos da antropologia: Pode ser dividida em três: Antropologia biológica, Arqueologia e Etnografia ou antropologia social ou cultural.
Antropologia biológica se interessa pelo estudo do homem enquanto ser biológico, dotado de um aparato físico e uma carga genética, com um percurso evolutivo definido e relações específicas com outras ordens de espécies de seres vivos. Dedica-se a analise das diferenciações humanas que permitem explicar as diferenças entre populações.
Social. Nasceu do estudo de povos considerados “exóticos”, seus hábitos e costumes, suas formas de moradia, de organização política e etc. O pressuposto desse movimento reside no fato de entender que é através do conhecimento do outro que podemos conhecer mais de nós mesmos. Ao longo da historia os antropólogos sociais passaram a ver as culturas, não como piores ou melhores do que outras, mas simplesmente como diferentes.
Gabinete ........................ varanda ............................. campo
Arqueologia dedica-se o estudo do ser humano através do tempo, tenta reconstruir a vida dos seres humanos em sociedade que deram lugar a outras no curso da historia. O foco da arqueologia não são os objetos em si, mas sobre as relações sociais entre os homens de uma dada sociedade do passado.
Etnografia ou antropologia social ou cultural se interessa pelo homem no plano cultural. Implica no homem enquanto produtor e transformador da natureza. No homem enquanto membro de uma sociedade e de um dado termo de valores. O objeto da antropologia social ou cultural é o estudo das diferentes culturas humanas, no que elas têm de especifico e de comum.
A observação participante, estudo prolongado na comunidade estudada, convívio e participação cotidiana. Aprendizado e domínio da língua. Combinação de observação dos fatos e ações dos “nativos” com a possibilidade de também conversar, permite acessar