Resumo - Anatomia
Considerações Gerais
No seu conceito mais amplo, a anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.
Os sistemas que em conjunto compõem o organismo do individuo são os seguintes: sistema tegumentar, sistema esquelético, sistema muscular, sistema nervoso, sistema circulatório, sistema respiratório, sistema digestório, sistema urinário, sistema genital, sistema endócrino, sistema sensorial.
Variação anatômica e normal
A simples observação de um grupamento humano evidencia de imediato diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo. Essas diferenças morfológicas são denominadas variações anatômicas e podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos seguimentos dos sistemas do organismo, sem que este traga prejuízo funcional para o individuo.
Anomalia e monstruosidade
A variação anatômica não prejudica a função do órgão ou sistema. Quando o desvio do padrão anatômico perturba a função, diz-se que se trata de uma anomalia e não de uma variação. Se a anomalia for tão acentuada de modo a deformar profundamente a construção do corpo do individuo, sendo em geral, incompatível com a vida, denomina-se monstruosidade.
Anomalia
Monstruosidade
Fatores gerais de variação anatômica
Às variações anatômicas ditas individuais,
devem-se
acrescentar
aquelas
decorrentes da idade, sexo, raça, tipo constitucional e evolução. Estes são, em conjunto, denominados fatores gerais de variação anatômica.
Biótipo
É a resultante da soma dos caracteres adquiridos por influencia do meio e da sua inter-relação. Os biótipos constitucionais existem em cada grupo racial.
Longilíneos
São indivíduos magros, em geral altos, com pescoço longo, tórax muito achatado
Antero-posteriormente, com membros longos em relação à altura do tronco.
Brevilíneos
São indivíduos atarracados, em geral baixos, com pescoço curto, tórax de grande
diâmetro