Resumo Anatomia Vegetal
Conteúdo:1 – Citologia2- Meristemas3 - Sistema Fundamental4- Sistema Dérmico
1 - CITOLOGIA
São consideradas características típicas da célula vegetal: a parede celular, os vacúolos e os plastídios. right33147000Estrutura da célula vegetal:
1.1 - PAREDE CELULAR
344233588836500right91376500Definição: Estrutura extracelular que envolve, protege e dá forma à célula.Função: Proteção, forma, apoio mecânico, evitar perda de água e interação fisiológica com o meio.Composição:
A estrutura fundamental da parede celular é formada por microfibrilas de celulose, imersas em uma matriz contendo hemiceluloses e pectinas. A microfibrila de celulose é uma estrutura filamentos, composta de 30 a 100 moléculas de celulose, que se unem paralelamente por meio de pontes de hidrogênio. Ela é sintetizada por complexos enzimáticos celulose-sintase, com formato de rosetas.
Muitas outras substâncias, orgânicas e inorgânicas são encontradas nas paredes:- Substâncias orgânicas: Lignina, proteínas (extensina, que dá rigidez à parede, a α-expansina, que atua na expansão irreversível da parede, etc); lipídios (como suberina, cutina e ceras que tornam a parede celular impermeável à água) e as enzimas (como peroxidases, fosfatases ou substancias lipísuberina)
- Subst. Inorgânicas: sílica e os cristais (carbonato de cálcio e oxalato de cálcio).
Parede primária: entre duas paredes celulares primárias das células, pode ocorrer uma deposição de camadas adicionais “parede secundária” (onde há deposição de lignina);Os Campos de Pontuação são regiões com menor deposição de microfibrilas de celulose, com a função de intercomunicação celular. Processos de impregnação da parede: Mineralização (subst. Minerais), cutinização (cutina), suberificação (suberina), lignificação (lignina) quando estas substancias dão rigidez à parede. A