Resumo Anato 1
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
A osteologia é o ramo da anatomia que estuda os ossos, que, em associação com as cartilagens e ligamentos, constituem o esqueleto.
O esqueleto tem como funções a de proteção, sustentação, formação de sistemas de alavancas utilizado na locomoção e proteção das partes moles.
O esqueleto se divide de três modos, que são:
ESQUELETO AXIAL ( crânio, coluna, esterno e costelas)
ESQUELETO APENDICULAR (membros torácicos, membros pélvicos e calda)
ESQUELETO VISCERAL (Podemos citar como exemplo o osso peniano do cão e o osso cardíaco dos ruminantes)
Os ossos possuem duas partes, a Orgânica (no caso as proteínas) principalmente a colágeno, tem como função a de oferecer resistência a torção e alongamento. Já a parte inorgânica (Ca, P, Mg, K, Na) que são depositados via sanguínea, tem função de oferecer resistência a pressão.
Os ossos também tem como funções a de proteger as estruturas vitais (vértebras, costelas, crânios), sustentar o corpo, base mecânica para a movimentação e também a função Hematopoiética (que é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue).
A homeostase mineral é a reserva de íons do osso. 99% do Ca está nos ossos. O Ca tem um papel fundamental na contração muscular, excitabilidade nervosa, coagulação sanguinea, etc.
A deposição ou reabsorção de Ca é feita por hormônios.
REGULAÇÃO HORMONAL DO Ca: O Parartomônio é hipercalcemiante ↑ (ele aumenta a quantidade de Ca no sangue). A Calcitonina ela é hipocalcemiante ↓ (ela diminui a quantidade de Ca no sangue).
A vitamina D funciona como um catalisador, ela aumenta a absorção de Ca pelas vilosidades intestinais, porém para a mesma funcionar é necessário tomar sol.
A carência de Ca pode resultar em coma, morte e convulsões.
O número de ossos é variavel entre espécies e dentro de uma mesma espécie. Em animais adultos, alguns ossos podem se fundir: SINOSTOSE.
CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS
Os ossos se classificam