Resumo ANAMNESE
ASPECTOS GERAIS
Anamnese: aná = trazer de novo e mnesis = memória. Portanto significa trazer de volta à mente todos os fatos relacionados à doença e à pessoa doente.
A anamnese é a parte mais importante da medicina, pois é o núcleo em torno do qual se desenvolve a relação médico-paciente, e com isso, preserva-se o lado humano da medicina. Com isso, pode-se afirmar que uma anamnese bem feita é acompanhada de decisões diagnosticas e terapêuticas corretas, ajudando assim no tratamento do paciente.
O progresso tecnológico dos últimos anos causou uma ilusão de que a anamnese seria menos importante e que os exames fariam essa parte, mas não é o que acontece hoje em dia. Uma das principais causas da perda de qualidade do atendimento médico foi justamente a diminuição do tempo dedicado a anamnese.
A anamnese deve ser conduzida de duas maneiras:
1. Deixando o paciente relatar livre e espontaneamente suas queixas e sem nenhuma interferência do médico, que se limita a ouvi-lo
2. Anamnese dirigida, onde se conduz uma entrevista de modo mais objetivo. Deve-se tomar cuidado para não se deixar levar por ideias preconcebidas.
Qualquer que seja a técnica empregada, os dados colhidos têm que ser elaborados. Deve-se tomar cuidado com as interpretações que os pacientes fazem de seus sintomas e tratamentos.
*A anamnese é a parte mais difícil do método clinico, mas também é a parte mais importante.
Objetivos da anamnese:
Estabelecer condições para uma adequada relação médico-paciente.
Conhecer, através da identificação, os determinantes epidemiológicos do paciente que influenciam no seu processo saúde-doença.
Fazer a história clinica registrando, detalhada e cronologicamente, o problema atual de saúde do paciente.
Avaliar, de forma detalhada, os sintomas de cada sistema corporal.
Registrar e desenvolver práticas de pronação à saúde.
Avaliar o estado de saúde passado e presente do paciente, conhecendo os fatores pessoais, familiares e ambientais que influenciam seu