Resumo ambiente organizacional
O ambiente organizacional é composto por um conjunto de fatores tanto internos quanto externos que estão ligados direta ou indiretamente a uma organização e que tem poder para influenciar o desempenho da mesma. No entanto, nem todos os fatores/ elementos deste ambiente exercem a mesma influencia na organização. Para isso, a análise ambiental faz a distinção entre ambiente externo e ambiente interno. Basicamente a ideia de ambiente organizacional pode ser resumida como sendo tudo o que envolve uma dada organização, interna ou externamente.
Outra abordagem nos diz que o ambiente organizacional é um composto de forças externas que atuam no funcionamento e exercem influencias na tomada de decisão das organizações e basicamente estão subdivididos em três partes distintas:
1ª - ambiente interno é o que inclui os fatores que sofrem um controle mais interno e direto da organização, tais como, os trabalhadores, a cultura organizacional, a estrutura organizacional e física da organização, os recursos humanos, financeiros, tecnológicos e materiais;
2ª – ambiente operacional é diretamente relevante para o alcance dos objetivos da organização; inclui os fatores que interagem diretamente com a organização quando é posta em funcionamento, tais como, fornecedores, clientes, concorrentes, agentes reguladores e grupos de interesse especial;
3ª – ambiente externo é constituído pelos elementos mais externos e que estão fora dos limites da organização. Inclui os fatores que podem influenciar potencialmente as decisões estratégicas das organizações, tais como, os elementos de ação indireta (legais, econômicos, políticos, sociais e tecnológicos).
Macroambiente – Todas as empresas são afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos, tecnológicos e sociais. Juntos, esses elementos formam o macroambiente das empresas.
Microambiente – É formado por elementos mais próximos das organizações, interagem mais de imediato e diretamente a