Resumo Agosto Negro
Essa é uma das frases mais inspiradoras da história, dita por Martin Luther King em 28/08/1963 em Washington num discurso onde havia reunidas 250 mil pessoas que vinham de toda parte dos Estados Unidos marchando a favor da liberdade, justiça social, trabalho e pelo fim da segregação; de cada 10 pessoas 8 eram negras. Esse acontecimento serviu de inspiração para que movimentos de ativistas de Direitos Civis, que se fizeram presentes na luta.
O mês de agosto se tornou um marco com o movimento “Agosto para a igualdade racial” mais conhecido como “Agosto Negro” onde as manifestações culturais negras e seu caráter denunciador das injustiças e desigualdades sociais são vistas em toda parte. Aos poucos esse movimento foi se transformando num evento da Cultura Hip Hop na perspectiva de conscientizar o jovem negro e não negro das periferias e denunciar as desigualdades sociais.
O brasil como sabemos é de maioria negra, onde predomina o racismo e onde há grande morte da juventude negra. Então, desde 2003, a Rádio Comunitária FM tomou a iniciativa de construir junto com as Posses de Cultura Hip Hop e movimentos sociais da cidade, o Agosto Negro com o objetivo de refletir e buscar alternativas a essa situação social; trabalham desde então assuntos com ações afirmativas, que vem provocando polêmicas onde é discutido e mostrado o quanto nossa sociedade ainda é desinformada.
O tema deste ano do Agosto negro é justamente “Geonocídio da junventude negra”, discute sobre a realidade da população negra no Brasil, principalmente na periferia onde são alarmantes o numero de jovens mortos. Através do hip hop e de outras formas culturais o movimento ganha força e chama atenção para a causa de uma maneira limpa e de fácil entendimento. “Eu tenho um sonho” se tornou um sonho de todos.
Curso: Engenharia de Produção (Noite) - Matéria: Metodologia Científica
Viviane A. Oliveira Couto - Matricula: 201402259123