Resumo administração de vendas
CAPÍTULO 4
AUTOMAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS: BONS PRODUTOS NÃO BASTAM
Com o crescimento da internet, as pequenas e grandes empresas estão competindo pelos mesmos mercados. Então, manter os clientes agora é um dos principais focos dos esforços de marketing e vendas.
Os aplicativos para automação da força de vendas (SFA) são desenvolvidos para ajudar o pessoal de vendas a conquistar e manter clientes, oferecer um gerenciamento robusto de contas, diminuir o tempo administrativo e fazer das vendas uma fonte de ganho para seu pessoal e as empresas.
Conquistar clientes significa mantê-los
O processo para a conquista de um cliente novo, além de ser oneroso em termos financeiro, envolve um desgaste psicológico muito grande. Já a manutenção dos cliente é muito mais barata e mais uma questão de relacionamento, não de produtos.
Automação da força de vendas: o propósito Aumento das receitas Um crescimento bruto não é demonstração suficiente do sucesso da automação da força de vendas. Tão importante quanto isso são o aumento da receita por vendedor e no lucro bruto anual. Redução dos custos nas vendas Um tempo muito grande é gasto pelo pessoal de vendas na coordenação de seus esforços. O custo de vendas será reduzido pela redução desse tempo gasto com atividades não especificamente de vendas. Manutenção do cliente em função da empresa, não do produto ou serviço Se os clientes estiverem satisfeitos, eles ficarão com você, mesmo que paguem um pouco mais. A mobilidade crescente da força de vendas As empresas que desenvolvem wireless estão aumentando. O principal obstáculo ao sucesso da SFA Se o pessoal de vendas não entrar com as informações sobre os contatos com os clientes e acompanharem suas vendas adequadamente, por meio de processos de vendas predeterminados na empresa, os dados a serem utilizados serão incompletos e inúteis. A automação da força de vendas surgiu para beneficiar o vendedor, sua equipe e seu gerente. Assim, o cliente acaba