resumo administração de sistemas de informação
Dado é a matéria prima para a informação. São fatos não trabalhados.
Processamento é a transformação dedados e a organização dos mesmos.
Informação é o resultado do processamento de dados. Ela é precisa(não contém erros); completa(contem todos os fatos importantes); deve ser viável sob o ponto de vista custo x benefício; flexível (pode ser usada para vários propósitos); depende de outro fator(método de coleta, fonte de dados); relevante (essencial para tomada de decisão); simples; pontual; pode ser conferida e assegurada a sua confiabilidade; fácil acesso e segura.
Sistema é um conjunto de partes coordenadas, que se integram segundo procedimentos e regras previamente estabelecidos para a realização de um determinado objetivo.
Sistema de informação representa um grupo de componentes interlacionados trabalhando para a obtenção de uma meta comum, recebendo entradas e produzindo resultados num processo de transformação organizado. È uma organização hierárquica, os sistemas de informação atuam nos níveis operacional, tático, estratégico e intelectual. Fazem isso a partir de 3 atividades: entrada, processamento, saída e realimentação.
Entrada (input) envolve a captação ou coleta de fontes de dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo.
Processamento envolve a conversão da entrada bruta em uma forma mais útil e apropriada.
Saída (output) é a transferência da informação processada às pessoas ou atividades que a usarão.
Realimentação (feedback) é a saída que retorna aos membros adequados da organização para ajuda-los a refinar ou corrigir os dados de entrada,
Adminstração e a TI
Administradores de TI - Diretor Geral de Informação – Chief Information Officer - CIO
Empregar os equipamentos e os profissionais da área de tecnologia e informação de modo que ajudem a organização a alcançar suas metas.
Geralmente um diretor no nível de vice-presidência preocupado com as necessidades gerais da organização.
Atribuições –