RESUMO 300
Os espartanos eram treinados desde criança para batalha e para a batalha eles viviam, pois sua cultura era essa a disciplina, sangue, honra e glória. Com o ensinamento de nunca se render ou recuar, não importa o que aconteçese, poderiam morrer por Esparta em batalha, pois seria a maior glória que poderiam alcançar, suas familias eram deixadas de lado quando se tratava de guerra, pois nada mais era mais importante do que a propria guerra.
Leonidas quando pequeno foi treinado e especionado, pois se fosse fraco, pequeno, doente ou deformado era descartado, então foi passar uns tempo sozinho e longe de todos, para que passase frio, fome e o principal era lutar com um lobo e matar e ele aguentou tudo e saiu vitorioso assim se tornando o rei de esparta.
Leonidas ( rei de esparta) foi recebido por um mensageiro que pedia terra e água para ele, caso não aceita-se seu povo seria escravizado, logo de cara Leonidas recusou e matou o mensageiro e foi consultar os orácullos para guerrear o oráculo disse que perderia a guerra. E por ter matado o mensageiro ele iniciou uma grande guerra, contra a Persia. A estrategia usada pelos espartanos foi lutar em uma montanha, que abrigava um corredor e como os Persias eram, numerosos eles tinham que se estreitar para entrar no corredor assim, a guerra ia ser ganha facilmente, encurralando e mantando os Persas.
Xerxer montou uma estrategia para se vingar dos espartanos, pois tinha um traidor em Esparta, que informou ao deus rei Xerxes que existia uma passagem a retaguarda que deixaria Leonidas isolado na gasganta das montanhas, e que não haveria chance de vencer essa batalha.
Como havia um traidor , Leonidas seguiu para defender o resto da Grecia mesmo com apenas 298 homens, pois um tinha morrido e outro Leonidas antes de morrer o mandou voltar para contar que eles tinham