Resumo 2º Capítulo Borzane

1614 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO
O sucesso dos processos fermentativos depende do tipo de microrganismo, do meio de cultura utilizado, da forma de condução do processo fermentativo e das etapas de recuperação do produto. Todos esses pilares interagem conjuntamente levando em consideração aspectos biológicos e econômicos. As indústrias tendem a usar meios de cultura baratos, porém esses meios devem oferecer condições para que o microrganismo utilizado possa converter a matéria-prima no produto desejado. As etapas iniciais (seleção do microrganismo, preparo do inóculo - etapa de laboratório e preparo do inóculo - etapa industrial) são de grande importância, porém as etapas finais (operações de downstream) são igualmente importantes.
A importância da definição das operações de recuperação do produto, é esclarecida quando se aborda a obtenção de produtos de alto valor agregado, como a produção de antibióticos, enzimas, ou outras proteínas (insulina, hormônios de crescimento, vacinas, etc.). Nesses casos, a recuperação do produto pode variar de 50 a 70 % do valor final do produto.

FONTES DE MICRORGANISMOS DE INTERESSE
Formas de obtenção de microrganismos de interesse industrial: isolamento a partir de recursos naturais, compra de coleções de culturas, obtenção de mutantes naturais, obtenção de mutantes induzidos por métodos convencionais, obtenção de microrganismos recombinantes por técnicas de engenharia genética.
Isolar microrganismos a partir de recursos naturais (solo, água, plantas, etc.) sempre foi uma atividade de grande interesse industrial, apesar de ter um custo relativamente elevado essa técnica pode conduzir ao isolamento de melhores linhagens produtoras de um dado produto bem como a descoberta de novos produtos. As grandes empresas produtoras de antibióticos e enzimas, trabalham com programas de isolamento com objetivo de incrementar a produção de certos produtos ou descobrir novos antibióticos, por exemplo.
A compra de coleções de culturas é viável levando em

Relacionados