Resumo 1º cap. do livro: o que é sociologia?
Cotia, 25 de março de 2014
PRIMEIRO CAPÍTULO
O mundo social passa a ser uma nova área de conhecimento e estudo a partir da evolução do pensamento científico. Ele surge a partir do fim da sociedade feudal e o começo da civilização capitalista, ou seja, os séculos XVII e XVIII. No século XVIII as Revoluções (Industrial e Francesa) onde ocorreu a consolidação do capitalismo foram muito importantes para esse surgimento.
As novas situações e problemas que sugiram na Revolução Industrial estimularam a procura de soluções com base na sociologia; “Situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.”. E a formação de uma estrutura social muito específica - a sociedade capitalista’’ as manifestações de revolta dos trabalhadores, evoluindo para formação de sindicatos etc. levando a uma crítica da sociedade capitalista e tendo o socialismo como alternativa de mudança. Homens comuns desejavam introduzir determinadas modificações na sociedade, não desejavam produzir simplesmente conhecimento sobre as novas condições de vida geradas pela revolução industrial, mas procuravam tirar orientações tanto para manter, como para reformar ou modificar radicalmente a sociedade de seu tempo. Eles participavam ativamente dos debates ideológicos em que se envolviam as correntes liberais, conservadoras e socialistas.
Já na França, a Revolução gera conflitos intensos entre as classes dominantes da sociedade feudal e a burguesia revolucionária. Isso leva os filósofos e seus representantes intelectuais, a condenarem de forma impiedosa a sociedade feudal e a sua estrutura de conhecimento, a negarem a sociedade existente. Esse movimento chamado de iluminismo começou a partir dos seus antecessores do século XVII, como Descartes, Newton, Bacon, Hobbes e outros, reelaborando algumas de suas ideias e