Resumo 1ª Ano Historia
Índice
Primeira Guerra Mundial 3
Acordo pós-guerra 6
Segunda Guerra Mundial 8
Fascismo 9
Nazismo 10
Neonazismo 12
O Avanço Nazista e as Esquerdas Alemãs 13
Expansionismo Japonês 14
Bombas de Hiroshima e Nagasaki 15
Ditadura Militar no Brasil 17
Os atos institucionais 18 Luta armada de esquerda no Brasil 19
A Ditadura Militar no Brasil através da Música Popular Brasileira 20
Redemocratização no Brasil 22
Bibliografia 25
Primeira Guerra Mundial
O final do século XIX e a 1ª década do século XX na Europa, foram marcados por um clima de confiança e otimismo. Os homens da época tinham a sensação de que a Europa teria o domínio definitivo sobre todos os continentes. Porém, por trás dessa aparência de tranqüilidade estavam presentes graves problemas econômicos.
O mundo encontrava-se dividido e submisso às grandes potências européias e aos Estados Unidos. Não existiam mais territórios sem dono e as grandes potências brigavam entre si na tentativa de expandir suas áreas de dominação econômica e política.
A Revolução Industrial trouxe transformações importantes para a economia capitalista: surgiram as máquinas elétricas e os motores a combustão.
As indústrias mais importantes extraiam petróleo, fabricavam aço, máquinas e navios.
A competição capitalista estimulou o crescimento de algumas empresas; porém, levou ao fracasso muitas outras. Empresas mais fracas foram compradas ou faliram, enquanto que as grandes ficaram maiores ainda.
Soldados franceses atacam alemães durante a Primeira Guerra Mundial. Foto de 1917
Os chamados monopólios (grandes empresas) passaram a controlar os grandes setores da economia. Tais empresas queriam crescer e enriquecer cada vez mais. Desejavam matérias-primas (minério, algodão, cacau), mão-de-obra barata (para trabalhar nas minas com salários reduzidos e lucros para os patrões) e mercados consumidores.
Para conseguir tudo isso as empresas (monopólios)