Resumo 12 Homens e uma sentença
Antes de qualquer decisão o juiz passa ao júri decidir se o declara inocente ou culpado, Como a decisão e unanime todos os júris tem votar igual onde notase a desorganização no primeiro contato com o grupo e a falta de interesse sobre o caso aonde 11 votam culpado e apenas 1 vota inocente sem mesmo terem discutido sobre o caso julgando o acusado como se estivessem em um jogo ou em qualquer brincadeira onde queriam acabar com o processo .
Apenas um não sabia se o acusado era culpado ou inocente mais queria debater sobre o caso pois ali se tratava de uma vida e não poderia ser algo que ao menos nao conversariam. ao decorrer começam a surgir algumas margens de duvidas e começa a tensão pois trata - se do dia mais quente da cidade com uma grande responsabilidade nas costas dos júris os personagem se revelam, se estressam, se acaloram uns com os outros enquanto o jurado número oito dá um show de argumentação fazendo com que os outros júris comecem a pensar bem e levar a sério e a mudarem a ideia de culpado a inocente os objetos usados para argumentação foram a faca, a planta do apartamento entre outros.
Mesmo com alguns fatos que poderiam mudar alguns júris usavam do excesso de confiança na experiência, assuntos pessoais.
No decorrer de tantas argumentações os júris começaram a inocentar o acusado.
E no termino do filme, quando notamos que todos decidiram inocenta-lo, notamos uma demonstração de respeito de quem iniciou todo o processo decisório, de lideranca e de e que confrontou aquele que levou o caso ao lado pessoal e a falta dos interessados.
O filme quis mostrar que devemos priorizar o que importa e corre atrás da verdade, ir direto aos fatos sempre atrás do propósito e que não devemos tomar decisões precipitadas, analisar todos os fatos em questão e organizar os fatos.