Resume do livro a arte da guerra
Autor: Sun Tzu (Traduzido por André da Silva Bueno)
Apesar de ser um tratado puramente militar, os conselhos e ensinamentos de Sun Tzu são perfeitamente adaptáveis ao mundo das empresas e dos negócios.Recentemente , ele foi adotado como manual de estratégia por empresários de todo o mundo.
A"Arte da Guerra" é composto por treze capítulos, nomeadamente:
Capitulo I - Avaliações: “ A guerra é de vital importância para a nação. É o domínio da vida ou da morte , o caminho para a sobrevivência ou da destruição . É necessário avaliá-la corretamente”.
Cinco fatores são fundamentais:
1º Caminho: significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, seguindo onde for, sem temer o perigo, a vida ou a morte.
2º Tempo: significa o Yin e o Yang, a mudança das estações.
3º Terreno: significa as distâncias, a facilidade do movimento, os espaços abertos ou fechados e a possibilidade de sobreviver.
4º Liderança: deve conter sabedoria, sinceridade, humanismo, coragem e disciplina.
5º Regras: significam organização, hierarquia, e o aprovisionamento regular.
O conhecimento desses cinco fatores possibilitará a previsão de que lado vencerá.
Ao planejar,devemos também pensar em sete fatores fundamentais, pensando-os com cuidado: Qual governante segue o caminho? Qual o líder mais talentoso? Que exército aproveita o terreno? Que exército tem melhores regras? Quais as tropas mais fortes? Qual o exército é mais bem treinado? Qual o exército administra as recompensas e castigos de acordo com as regras?
Toda guerra baseia se no ardil, um bom general sempre dissimulará as suas reais condições com o intuito de ludibriar o inimigo e criar as condições de vitória.
Capitulo II – O Combate:
O mais importante em uma guerra é a vitória e não a persistência. Nunca se prolongue. O general que compreende a guerra é o ministro do povo e protetor da nação.
Destaca as conseqüências internas da guerra e coloca a ênfase na