RESUM O SOCIOLOGIA
Economia medieval em crise, em face da baixa produtividade agrícola, esgotamento dos solos, inadequadação de técnicas predatórias. Gerou declínio na produção de alimentos, resultando em Fome e Epidemias. PESTE NEGRA, epidemia trazida por comerciantes genoveses da região do Mar Negro. Em dois anos causou morte por toda Europa, Homens, Mulheres e Crianças; um castigo de Deus. (Falta de trabalhadores, despovoamento no campo). GUERRA DOS CEM ANOS (1337/1453), disputa das regiões de Bordéus e Flandres, entre França e Inglaterra.
ESTADOS NACIONAIS “Resultado da aliança entre a Burguesia e o Rei.” Absolutismo Monárquico.
MERCANTILISMO Exploração de novos territórios “Colônias” complementava a economia da metrópole.
Pacto colonial ou Monopólio comercial, exclusividade das transações mercantis estabelecidas, a prática do mercantilismo deu origem à acumulação primitiva de capitais.
SECULARIZAÇÃO Homem (Antropocêntrico Centro de todas as coisas) com uma concepção anticlerial, não precisava se submeter à autoridade divina pela igreja católica, (RacionalistaCrença ilimitada na capacidade da razão)
RENASCIMENTO origem Itália, humanismo, racionalismo, antropocentrismo, individualismo. Pregava a pesquisa, a crítica e a observação, em oposição ao princípio da autoridade.
Fases Trecento XIV, Florença - Itália, rompimento com imobilismo, pintura medieval, valorização do individualismo e dos detalhes humanos.
Quatrocento XV, espalha pela península itálica e atinge o auge, “trio sagrado da renascença Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael.” Inspiração Greco-romana, paganismo e línguas clássicas, racionalismo e experimentalismo.
Cinquecento XVI,