Resum O Gramatica
1-Vozes Verbais:
Ativa: Sujeito que pratica a ação; O aluno comprou o livro
Passiva: Sujeito que sofre a ação; └ Sintética: Acompanhada do pronome “-se”, passando a ser quase sempre sujeito anônimo; Comprou-se o caderno. └ Analítica: Loc. Verbal; O caderno foi comprado pelo aluno.
Reflexiva: Sujeito que faz e sofre ação; O aluno cortou-se.
2-Períodos compostos por subordinação:
Oração subordinada Substantiva: oração com função de substantivo na frase, sempre acompanhadas das conjunções “que” e “se”
└Subjetiva: Ausência de sujeito na O.P. ; Convém que você estude mais. * A oração pode ser substituída por “Isso” sem perder o sentido da frase.
└Objetiva Direta: Tem de haver um VTD na oração; Quero que você seja feliz. * Quem quer, que algo. Sem necessidade da preposição.
└Objetiva Indireta: Quando há uma VTI na oração; Lembre-se de que amanhã é meu aniversário; Quem lembra, se lembra DE alguma coisa; entra a preposição.
└Completiva Nominal: Pede uma preposição referindo-se a um nome; Tínhamos esperança de que ela voltasse. Quem tem esperança, tem esperança DE algum coisa.
└Predicativa: Presença de um verbo de ligação; O problema é que não temos mais tempo. Verbo SER.
└Apositiva: Explica um termo da O.P., sempre acompanhada de dois pontos; Dei-lhe um conselho: não se meta na minha vida.
*DIFERENÇA: Objetiva indireta, completa sentido a um verbo, como no exemplo: lembre-se; Verbo Lembrar/ Enquanto a Completiva Nominal completa sentido a um nome. Do exemplo: Tínhamos esperança > dá sentido a esperança.
Oração subordinada Adjetiva: Exerce função de adjetivo, estabelecer uma característica a oração.
└Restritivas: São as que restringem o sentido do nome; Os alunos que se comportaram bem irão ao passeio. No caso, APENAS vão ao passeio, aqueles que se comportaram bem.
└Explicativas: São isoladas por vírgulas, e explicam o sentido; Os, que se comportam bem, irão ao passeio. Quer dizer que todos os aluno se comportaram bem; como se estivesse