Resultado e Discussão:TSA e Coloração de Gram
Se uma bactéria sofre a ação de um antibiótico, esta diz-se sensível; se pelo contrário, o antibiótico não exerce qualquer efeito sobre a bactéria esta diz-se resistente. A resistência pode ser natural ou adquirida (por exemplo, pela transferência de plasmídeos ou por ocorrência de mutações). Portanto, para cada bactéria há um conjunto de antibióticos que são eficazes e outros não eficazes. Ainda, de acordo com a faixa de bactérias sensíveis a determinado antibiótico, podemos classificá-los de largo espectro e de espectro estreito.
Segundo o local da bactéria no qual o antibiótico vai exercer a sua ação, podemos definir 5 tipos de antibióticos; os que atuam a nível:
Da parede celular;
Da membrana plasmática;
Da síntese protéica;
Da síntese de ácidos nucléicos;
Das reacções metabólicas dos precursores dos ácidos nucléicos.
A selecção das drogas antimicrobianas depende dos seguintes factores:
Diagnóstico: deve ser formulado um diagnóstico etiológico específico. O diagnóstico é baseado nas seguintes considerações, entre outras; (1) o local da infecção; (2) a idade do paciente; (3) o lugar onde a infecção foi adquirida; (4) factores mecânicos pré-disponentes; (5) factores pré-disponentes do hospedeiro. Para o conhecimento exacto da etiologia pede-se o exame bacteriológico, devendo a colheita ser sempre anterior ao início da antibioterapia.
Testes de Sensibilidade (T.S.A.): os testes laboratoriais de susceptibilidade aos antibióticos são indicados nas seguintes circunstâncias: (1) quando o microrganismo envolvido é frequentemente