RESULTADO E DISCUSS O
Ao adicionar uma solução de ácido acético glacial ao acetato de sódio anidro observou-se uma formação de suspenção tampão, tendo com o objetivo impedir a protonação da anilina quando esta fosse adicionada a solução, para que assim ocorresse a reação. Como essa é dependente do pH, este tampão fornece o pH ótimo para que a reação ocorra com maior velocidade e rendimento.
Inserindo a solução de anidrido acético, constatou-seum ataque nucleofílico do grupo amino ao carbono da carbonila do anidrido concomitantemente a eliminação de ácido acético, observou-se que esta reação é rápida, e houve uma diluição da suspensão tornando-se alaranjada e exalando calor, logo pode-se dizer que se trata de uma reação exotérmica.A agitação deve ser constante, para manter ao máximo a homogeneidade da mistura reacional em função da heterogeneidade do sistema.
Posteriormente, foi acrescentado água à mistura, que tem como função diminuir a temperatura e sua solubilidade, pois o precipitado não é solúvel em água. Em seguida, foi resfriado a amostra em banho de gelo, pois sua solubilidade esta relacionada diretamente com a temperatura, quanto mais fria estiver mais precipitado apresentará, aumentando o rendimento.
Logo após foram feitas várias lavagens do precipitado que têm como função remover qualquer traço de reagente que possa interferir na pureza do produto. Neste caso é usada a água gelada, pois não solubiliza o produto enquanto retira o material indesejável.
Após a secagem do produto, misturou-se HCl a anilina, e observou-se que esta foi solubilizada completamente, o que não ocorreu com a acetanilida, Isso é explicado pela basicidade da anilina que faz que esta reaja bem em presença de ácidos fortes.
Cálculo do Rendimento:
1. Anidrido Acético
Densidade = 1,08 g/cm3
Volume = 5,1 mL 1cm³ 1mL
1,08 g 1 mL
X 5,1 mL
X = 5,5 g
2. Anilina
Densidade = 1,02 g/cm3
Volume = 4,6 mL
M.M. = 93,12 g/mol
1,02g 1 mL
Y