Resultado Exercicio
Para Matarazzo (2003, p. 45) “a Demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração dos aumentos e reduções causados no Patrimônio Líquido pelas operações da empresa”.
O RESULTADO NA VISÃO CONTÁBIL
Sua importância reside no resultado contábil que é divulgado, lucro ou prejuízo, que representa do ponto de vista contábil o desempenho da empresa para os acionistas. É a demonstração destinada a evidenciar a composição do resultado formado num determinado período de operações da Entidade, e quando, observado o princípio de competência, evidenciará a formação dos vários níveis de resultados mediante confronto entre as receitas, e os correspondentes custos e despesas.
A estrutura dessa demonstração observa as regras e padrões estabelecidos pela legislação brasileira (Lei nº 6.404, de 15-12-1976, Lei da Sociedade por Ações), e alterações posteriores que estabeleceu os critérios e as formas pelas quais o resultado de uma empresa deve ser apurado e apresentado para os usuários externos á empresa.
A Lei nº 6.404-76, em seu art. 187, determina que a Demonstração do Resultado do Exercício deverá discriminar a receita bruta de vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos, bem como a receita líquida das vendas e serviços.
A empresa poderá elaborar a demonstração do resultado em períodos parciais (mensais, trimestrais, semestrais), permitindo assim o melhor acompanhamento dos resultados obtidos.
A apuração do resultado das empresas segue aquilo que é chamado de regime de competência. Por isso, a contabilização das receitas é regida pela efetivação da venda, mesmo que o produto dessa venda seja recebido somente em outro período.
RESULTADO OPERACIONAL E NÃO OPERACIONAL
Na Demonstração do Resultado do Exercício, antes de se chegar ao resultado liquido, são discriminados outros níveis de resultados. Um desses níveis é o resultado operacional da empresa que, é apurado após considerar despesas administrativas,