Resu de avaliação da aprendizagem
Avaliação da aprendizagem: relações professor aluno na sala de aula Neste capitulo os autores abordam apenas a questão da avaliação do ensino-aprendizagem; cientes, porém de suas relações com os outros níveis de avaliação.
O processo pedagógico e a avaliação
Um dos equívocos é situar a avaliação como uma atividade formal que ocorre ao final do processo de ensino-aprendizagem onde primeiro ocorre a aprendizagem e depois a verificação da aprendizagem e observando-se o interior da sala de aula esta perspectiva mostra-se incompleta. Se não situarmos a avaliação no interior das demais categorias do processo pedagógico, ela tenderá a ser considerada de forma isolada, como atividade de final de processo, por isso se faz necessário aumentar nossa compreensão sobre esta questão e não apenas defender uma avaliação contínua.
Para uma visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos, passa pela definição dos conteúdos e métodos, execução do planejamento e finalmente pela avaliação do aluno.
Neste modelo a avaliação informa ao professor e ao aluno sobre o que foi ensinado e aprendido dentro desta concepção, para melhorar o processo, basta otimizar cada uma das etapas.
Porém uma alternativa de ver a organização do trabalho pedagógico em sala de aula é abandonar esta visão linear e a substituir por outra baseada na dinâmica que permite organizar o processo em dois eixos interligados: objetivo/avaliação e conteúdo/método, nesta forma a avaliação não se dá ao final, ela acompanha aos próprios objetivos, onde os conteúdos e o nível do domínio destes possibilita ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.
O âmbito da organização do trabalho pedagógico da escola e o da sala de aula
Ao enfatizarmos a sala de aula, não devemos esquecer que ela está inserida em um ambiente maior, a escola, por isso deve-se considerar que a avaliação incorpore mais do