restrições físicas
O controle físico de acesso pode ser obtido através de pessoas (um guarda, segurança ou recepcionista); através de meios mecânicos como fechaduras e chaves; ou através de outros meios tecnológicos, como sistemas baseados em cartões de acesso ou biometria.
Não deixe de orientar os usuários sobre quais são as regras de segurança e quais são as punições.
- Permitir o acesso físico apenas àquelas pessoas autorizadas.
- Definir bem uma política de acesso aos computadores, controlando o uso das chaves das salas e laboratórios, os horários em que os acessos são liberados etc.
- Instalar um cadeado que impeça tanto a abertura do gabinete quanto a sua remoção do local.
- Monitorar periodicamente as restrições de acesso. Verificar se as restrições implementadas estão sendo cumpridas.
- Mantenha objetos de valor sempre por perto. Deixar seus aparelhos, em locais de acesso público, ou com pouca restrição, enquanto você permanece distante, é uma brecha para algum individuo mal-intencionado furtar o aparelho e/ou alguma informação contida nele.
- Trave seu aparelho sempre que se ausentar, ou estiver longe dele
Colocar senhas ou PINs de acesso dificulta o acesso não autorizado ao seu dispositivo.
- Não “empreste” a sua senha para ninguém. E isso significa também não compartilhar as suas contas, seja com quem for, pois você é quem vai responder por ela, em caso de problemas.
- Procure fazer cópias de segurança de toda a sua informação, ou pelo menos das com maior importância, se possível aplique criptografia e guarde-a em local seguro.
- Impedir a inicialização do computador através de disquete ou cdrom. Quando um computador é ligado, ele procura um programa de inicialização que pode estar no disco rígido, disquete, cd-rom, rede etc. Se um programa qualquer de inicialização puder ser carregado ele poderá abrir seu computador para o acesso de terceiros. - Jamais descarte documentos diretamente no lixo sem antes