Restrição alimentar
CAMPUS CAÇADOR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
EFEITOS DA ERVA MATE (ILEX PARAGUARIENSIS)
SOBRE A ANSIEDADE, APRENDIZADO, MEMÓRIA E ATIVIDADE LOCOMOTORA.
CAÇADOR – SC, FEVEREIRO DE 2007
ALANDHEY CÓRDOVA
EFEITOS DA ERVA MATE (ILEX PARAGUARIENSIS)
SOBRE A ANSIEDADE, APRENDIZADO, MEMÓRIA E ATIVIDADE LOCOMOTORA.
Relatório Final apresentado ao Fundo de Apoio a Pesquisa (FAP), para a conclusão de pesquisa do FAP na UnC – Campus Caçador.
Orientadora: Prof. Patrícia Santos – MSc.
CAÇADOR – SC, FEVEREIRO DE 2007
DEDICATÓRIA
Dedico este projeto a professora Patrícia Santos pelo apoio e auxílio em todos os momentos do desenvolvimento do mesmo e a meus pais que sempre me incentivaram.
AGRADECIMENTOS
Eu, Alandhey Córdova agradeço...
A minha orientadora, Patrícia Santos pela paciência e dedicação que dispôs de seu tempo não medindo esforços para me auxiliar, orientar em todos os momentos no desenvolvimento do projeto e todas as pessoas que de uma maneira ou outra me apoiaram e incentivaram nos momentos que mais precisei.
RESUMO
As plantas medicinais atualmente estão sendo alvo de pesquisas e fonte de cura para diversas doenças, mas ao mesmo tempo muitos desconhecem seus verdadeiros valores e propriedades. A Erva Mate (Ilex paraguariensis) é um exemplo típico, introduzida como fonte de alimento na vida dos tradicionalistas; sua utilização está ligada ao poder de estimular a atividade física e mental, mas ao mesmo tempo vêm representando grande importância na indústria de alimentos, medicamentos, bebidas, higiene geral e pessoal. A Erva Mate também se destaca quanto as suas propriedades químicas, farmacológicas e terapêuticas. Sua