RESTAURANTE
Apresentação do Negócio
Comer de maneira natural nunca esteve tão em alta. Mais que um modismo passageiro, a alimentação saudável vem se unir aos bons hábitos da vida, tais como fazer atividade física, não fumar, beber moderadamente, dormir bem, entre outros.
Antes associados à comida insossa e sem cor, atualmente, a alimentação natural aparece de forma criativa, atraente e variada. Hoje, em praticamente todas as grandes cidades brasileiras existem "restaurantes naturais" – em geral bufês vegetarianos orgânicos ou não. Um cardápio vegetariano pode ser tão diversificado e saboroso quanto o de restaurantes convencionais. Os legítimos restaurantes naturais são aqueles que não utilizam ingredientes industrializados e, sempre que possível, só oferecem produtos orgânicos. A partir daí, há uma ampla variedade de estilos.
Um restaurante natural precisa proporcionar ao cliente uma sensação imediata de higiene, limpeza e saúde. Portanto, é recomendável que o ponto comercial seja claro, bem iluminado, arejado, silencioso e sem odores. Uma decoração com plantas e frutas ajuda na construção de uma atmosfera agradável.
O cardápio deve apresentar uma grande variedade de pratos nutritivos e saborosos, se possível com receitas exclusivas. Deve-se utilizar intensamente alimentos orgânicos, frescos e integrais e ofertar produtos relacionados que possam aumentar o faturamento: sucos, sobremesas, biscoitos orgânicos, etc. Além da qualidade dos ingredientes utilizados, os pratos precisam conter uma apresentação capaz de “encher os olhos” do consumidor. Pratos decorados, buffets, rechauds e baixelas valorizam o visual dos pratos.
Além disso, nos últimos anos, os restaurantes naturais têm sido associados à sustentabilidade e preservação da natureza. Com o intuito de seguir essa tendência, alguns empreendedores têm investido em práticas de sustentabilidade, ou seja, ecologicamente corretas.
Nos restaurantes naturais, por exemplo, as medidas ecológicas