ressonancia
Meios de Contraste São substâncias utilizadas para aumentar o contraste entre as patologias e os tecidos normais. Há meios de contrastes em RM que afetam seletivamente os tempos de relaxamento T1 e/ou T2. Já foi demonstrado que os meios de contraste são úteis na detecção e caracterização de tumores, infecções, infartos, inflamações e lesões pós-traumáticas.
Gadolíneo É uma substância paramagnética utilizada como meio de contraste em RM. O gadolíneo é usado na rotina clínica ligado a carreadores ou quelantes químicos como o DOTA (ácido oxaltetra-acético) ou DTPA (ácido dietil-enetriamino-penta-acético).
A atuação é idêntica ao meio de contraste utilizado na radiologia convencional e na TC, concentrando-se nos tecidos vascularizados e sendo eliminado via renal.
Via de Administração
Intra venosa, dose padrão é de 0,2 ml por peso corporal
Via de Eliminação
Via Renal casos de morte em 500.000 injeções
Efeitos Colaterais
Náuseas em 4%
Vômitos 2%
Hipotensão,distúrbios Gastrintestinais menos de 1%
Contra Indicação
Gravidez e Lactação
Pacientes renais crônicos
Àgua
A água é endógena, logo não há via de administração, eliminação, contra-indicações e efeitos colaterais. Utilizamos o sinal do próton da água retida em ductos e vesículas.
Exs.: Colangio RM e Uro RM
Sangue
O sangue é endógeno, logo também não há via de administração, eliminação, contra-indicações e efeitos colaterais. O princípio é baseado nas diferente concentrações de oxigênio nas regiões encefálicas ativadas, esta é a base da Ressonância Funcional .
Em condições normais temos dois tipos de estado de oxigenação sanguíneo, isto é, hemoglobina com saturação total chamada de Oxi-hemoglobina e Hb com saturação parcial chamada Desoxi-hemoglobina.
Ferro
Meio de contrate a base de óxido ferroso associado à dextrose, nos dias de hoje é pouquíssimo usado devido seus efeitos colaterais