Ressonancia Magnetica
RESSONANCIA MAGNÉTICA
A ressonância magnética é uma tecnologia que combina campos magnéticos e ondas de rádio para gerar imagens de alta qualidade de qualquer tecido no interior do corpo. É um recurso que funciona como um scanner do corpo humano, sem com isso trazer efeitos nocivos ao corpo do paciente submetido a este processo. O equipamento de ressonância magnética é constituído basicamente de um magneto supercondutor, um sistema potente de refrigeração, transmissor de radiofrequência, um sistema responsável por decodificar a energia captada pelo aparelho e transformá-la em imagem e peças responsáveis por algumas outras funções secundarias. Aparelho de ressonância magnética
O paciente desliza para dentro do aparelho por meio de uma maca especial e, quando a parte a ser examinada atinge o isocentro (centro exato) do campo magnético (gerado pelo magneto supercondutor) o exame começa.
O corpo humano é composto por bilhões de átomos. Para o uso da ressonância magnética, damos uma atenção especial ao átomo de hidrogênio, que está presente em grande quantidade em nosso corpo e, que por sua estrutura física, tem seu próton do núcleo girando em torno do próprio eixo, gerando assim um campo magnético. Esse campo magnético faz com que o átomo de hidrogênio fique sensível a reagir com um campo magnético externo.
Um pião girando levemente fora do eixo vertical realiza um movimento de precessão
Um átomo de hidrogênio em precessão sob influência de um campo magnético
Quando o magneto supercondutor gera o campo magnético principal (campo este que é muito forte), este faz com que os átomos de hidrogênio se alinhem em um mesmo sentido. Todos os prótons de hidrogênio vão se alinhar com o campo magnético em um dos dois sentidos.
Uma vez alinhados os átomos de hidrogênio, o aparelho aplica energia em forma de ondas de radiofrequência, que são absorvidas pelos átomos de baixa energia os