ressocialização
O descaso com o sistema prisional é vergonhoso, as celas são verdadeiras jaulas, as instalações são precárias, falta água, comida, higiene, praticamente todos estão superlotados. Existe muita violência dentro das próprias celas, sem trabalho, sem estudo, vivendo em condições subumanas.
Outro ponto importante é o preconceito que a sociedade tem com o que foi, ou é presidiário. Ninguém quer dar emprego ou uma chance a uma pessoa que cometeu algum tipo de crime, por menor que seja esse delito, o fato desse indivíduo ter cometido um erro, já basta para a sociedade querer excluí-lo do seu ciclo de convivência.
A falta de ressocialização desse detento, traz inúmeros prejuízos a sociedade, como aumento do número de violência, crescimento de facções dentro dos presídios e não esquecendo, que esse apenado um dia retornará a sociedade, e não tendo um apoio dentro do sistema carcerário a chance dele de voltar a cometer crimes é extremamente grande.
Sendo assim até que ponto esse abandono da sociedade e de nossos representantes políticos interfere no nosso dia a dia referente ao abandono do sistema carcerário? Até que ponto a ressocialização dos presos realmente funciona? Existe algum modo para que o sistema carcerário através da ressocialização consiga fazer com que esses indivíduos não se tornem institucionalizados ou seja membros de uma instituição falida e que os torna de certa forma excluídos da sociedade, fazendo voltar a cometer crimes?
Neste sentido o objeto de nossa pesquisa será: A ressocialização dos presos através do trabalho e da educação é um sonho possível?