Resseguro Mercado Internacional
Aluna: Juliana Ribeiro
Prof:Marcus Clementino
Trabalho: resenha individual comentando o texto: Allianz teme consequências de guerra de preços em mercado de resseguro
MBA Executivo em Seguros e Resseguro – RJ - 8º turma
Rio de Janeiro - Data: 10/11/2014
O texto, apresentado para fazer o trabalho, versa sobre a preocupação da Allianz, maior seguradora Européia, com possibilidade de aumentar o risco de as resseguradoras não conseguirem honrar com os pagamentos de coberturas de catástrofe, caso ocorra uma queda nos preços de resseguro.
No que tange à mencionada queda no valor dos prêmios a ser cobrado para eventos catastróficos, cabem algumas considerações, quais sejam:
A subscrição do risco a meu ver é a área de suma importância em uma resseguradora, o prêmio do resseguro tem a necessidade da utilização de cálculos mais sofisticados, elaboração vinda de experiência ou conhecimento suficiente de eventos passados, envolvendo cálculos de probabilidades da ocorrência do risco. Inevitavelmente, haverá variações em custos de sinistros em momentos variados, logo o prêmio também inclui uma margem para dar a possibilidade de a resseguradora formar uma reserva, da qual fará retiradas em anos ruins.
Ademais, de acordo com o texto, as seguradoras que ajudaram a pagar os danos de catástrofes, cortaram os preços de cobertura de catástrofes naturais em um quarto nos últimos anos, assim consequentemente fica mais difícil dessas empresas terem lucros. Dessa maneira vai deteriorando o capital financeiro e suas reservas, e diminuindo sua capacidade para honrar com seus compromissos assumidos perante a seguradora.
Por oportuno, cabe destacar que, neste segmento de cobertura de catástrofe, há anos bons, bem como anos ruins, ou melhor, muito ruins, fato que ressalta a necessidade de constituição de reservas para fazer frente às obrigações de honrar com o pagamento das indenizações.
Como exemplo, vale