Ressacas marinhas
RESSACAS
Alunas: Tharsila Maurício e Luna Estrella
Turma: 5AMET
O Que são ressacas? Ressacas acontecem quando as ondas estão quebrando com força uma em cima da outra, antes que tenham a chance de retroceder ao mar. Ao quebrar, a onda irá recuar para o mar e um grande volume vai se acumular enquanto outra onda está vindo para a praia.
Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral. A força da ressaca costuma alagar avenidas e danificar construções à beira-mar.
A ressaca é uma elevação do nível do mar em relação aos períodos sem tempestade, e tem a presença de ondas maiores do que as de costume. Apesar de ocorrer no litoral, esse fenômeno está associado às correntes de ventos ocorridas em regiões de baixa pressão atmosférica, normalmente que acontecem em alto mar. Para calcular uma ressaca, subtrai-se a maré normal da maré dos períodos de tempestade.
há também relatos de banhistas tragados pelo mar e levados para longe da praia pelas fortes correntes marítimas. "No Brasil, as ressacas são quase sempre causadas por frentes frias que atingem o Sul e o Sudeste. Podem ocorrer dezenas de vezes por ano, mas, felizmente, é possível prevê-las até cinco dias antes", diz o oceanógrafo Joseph Harari, da USP.
No caso das frentes frias, ventos fortes e correntes intensas fazem a água chegar à costa com maior força; em mar aberto, rajadas de vento geladas e fortes sopram em direção ao litoral. Elas criam correntes intensas, transportando uma enorme quantidade de água. As correntes agitam o mar, aumentando o tamanho das ondas e o nível da água. Ventos de até 50 quilômetros por hora fazem o oceano subir 2 metros, criando ondas de até 4 metros
*Arquivos de indentificação de ressacas: http://www.climatempo.com.br/destaques/category/portal-climatempo/mar/ressaca/ Confusões clássicas: Ressacas x Correntes RIP
Muitas pessoas confundem as ressacas com um