ress
MEDIDA DE TEMPO COM UM PÊNDULO SIMPLES
1. Introdução
Este trabalho é referente ao estudo do pêndulo simples, o qual consiste de um peso suspenso por um fio inextensível e de massa desprezível. Quando afastado de sua posição de equilíbrio e solto, o pêndulo oscilará em um plano vertical sob a ação da gravidade. Sendo assim podemos determinar o período do movimento que é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória, ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico.
2. Objetivo
Tem-se por objeto compreender o conceito e as interferências causadas por erros do tipo A. Este tipo de erro, também chamado de erro aleatório, é inerente ao processo de medida e se origina de flutuações imprevisíveis nas condições ambientais, dos instrumentos de medida e da própria natureza humana do experimentador. Para diminuir erros do tipo A, é necessário realizar repetidas medições e o resultado de uma medição é igual á média das observações e a incerteza é igual ao desvio padrão dessa média.
3. Material
Pêndulo simples com um peso de 20 gramas, linha com comprimento de 24,5 centímetros e um cronômetro digital.
4. Procedimento
Um cronômetro digital foi usado para fazer 8 grupos com 10 medidas de tempo em segundos, sendo que cada medida de tempo corresponde a 10 períodos de oscilação do pêndulo. Logo após, elaboramos um histograma para cada um dos 8 grupos de medida e também um histograma para todas as 80 medidas, totalizando 9 histogramas. Feito isso, fizemos os seguintes cálculos: média, desvio padrão e erro da média de cada grupo de medidas, desvio padrão das 8 medias dos grupos, média e desvio padrão do conjunto completo das 80 medidas. Só então, analisamos os resultados.
5. Medições
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo