Respostas Ventilatórias
Departamento de Ciências do Desporto
Fisiologia do Exercício
Trabalho elaborado por:
João Abrantes 30462
Renato Martins 30508
Tiago Martins 30523
Docente: Aldo Costa
Durante a prática do exercício a necessidade de obter nutrientes e oxigénio é muito maior comparada com a de repouso, visto que ocorre a hiperventilação, isto é, o resultado do aumento da frequência e da profundidade da respiração.
Nos primórdios da actividade, desencadeia-se uma resposta intensa, em que o sistema respiratório fornece a quantidade suficiente de O2 que o organismo necessita.
O comportamento dos padrões ventilatórios apresentam atributos próprios , que dependem da intensidade e das características da carga de trabalho utilizada, que são condicionados por vários factores, entre eles, o nível de treino que o sujeito possui.
1
5/6/13
O sistema respiratório responde aumentando o número de inspirações e a profundidade de cada uma delas (Vc).
Estes dois parâmetros influenciam a quantidade de ar que o sujeito movimenta por unidade de tempo (Ve), facilitando assim os mecanismos de transporte de oxigénio para o interior do organismo.
No entanto, estas variáveis não evoluem de forma proporcional quando o atleta realiza um exercício.
Estes processos são controlados a partir do sistema nervoso central, local onde estão localizados os centros respiratórios que são responsáveis por regularizar o ritmo respiratório em função da informação que recebem dos diversos pontos do organismo
(quimiorrecetores, mecanorreceptores, etc).
No inicio do século XX, Krogh & Lindhard demostraram que, através do exercício, se produzia um aumento abrupto da resposta ventilatória logo após o inicio do esforço.
Contudo, antes de se iniciar o exercício, o organismo já está preparado, respondendo com o aumento da resposta ventilatória.
Este comportamento demonstra que a resposta cárdio-ventilatória
tem