Respostas sobre Desenvolvimento da Criança
2)
As limitações do período pré- operacional são: Centração, confusão entre aparência e realidade, irreversibilidade, foco nos estados, raciocínio transdutivo e egocentrismo.
Confusão entre aparência e realidade: o pensamento da criança está atrelado ao que ela pensa que vê, elas confundem aparência com realidade. Não sabem a distinção entre o que parece ser e o que é. Um exemplo disso é quando uma criança vê um dragão em um filme e fica com medo, não conseguindo compreender que o dragão não é real.
Raciocínio transdutivo: para Piaget as crianças pré operacionais raciocinam por transdução, ou seja elas vêem uma situação com base para outra situação, muitas vezes ocorrendo mais ou menos no mesmo tempo. Um exemplo disso é a criança achar que seus maus pensamentos ou comportamentos fizessem com que ela ou outra criança ficasse doente.
3) As crianças na segunda infância são realmente muito egocêntricas, elas são muito centradas no seu próprio ponto de vista; Piaget criou a "tarefa da montanha", onde a criança também assume o ponto de vista de outra pessoa, no caso, uma boneca. Porém, ao contrário do que dizia Piaget, as cianças podem mostrar egocêntrismo basicamente em situações além de sua experiência, como prova a "tarefa da boneca e o oficial de polícia", situação a qual a criança assume o ponto de vista do policial. A pesquisa também aponta que na segunda infância a empatia mostra-se cada vez mais, nessa fase, as crianças já são capazes de imaginar como outra pessoa está se sentindo, mesmo sem ela falar ou demonstrar como se sente. Isto, se mostra mais cedo em famílias que conversam sobre sentimentos.
4) Atrasos no desenvolvimento de linguagem podem ter consequências cognitivas, sociais e emocionais. As crianças que tem dificuldade com a linguagem, mais tarde podem ter mais dificuldade com a leitura. As crianças que não