Respostas sobre Aquicultura
1- Cite pelo menos duas medidas de biossegurança que deverão ser implantadas na fazenda Litopenaeus.
Entre métodos de biossegurança contra doenças que afetam a saúde dos Litopenaeus, ou melhor, dos camarões, pode ser utilizada a medida de filtração da água emitida para dentro do viveiro. Com esse critério é possível evitar que predadores e competidores se introduzam no viveiro, além da retirada dos pequenos crustáceos com telas (mínimo de 300 micras). Outra medida cabível é a desinfecção dos viveiros com soluções cloradas. Dessa forma é possível combater partículas virais (viriontes) que podem sobreviver fora do seu hospedeiro por até três dias. Para tanto, é necessário que se encha o viveiro até sua capacidade e se aplique entre 20ppm e 30ppm de hipoclorito de cálcio a 60%, correspondente a 15ppm e 20ppm de cloro ativo. Lembrando sempre de aumentar o cloro (observando os limites) quando a quantidade de material orgânico for grande e só povoar o viveiro depois de no mínimo sete dias da aplicação do cloro.
2- De que forma os órgãos públicos (ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria Estadual de Agricultura, etc.) poderiam evitar esta crise? E que medidas poderiam ser adotadas por estes órgãos para enfrentar a situação de desemprego dos funcionários e a inatividade econômica do empresário? . Assim, para resolução do impasse abordado, seria viável a contratação ou parcerias com o máximo de instituições e profissionais de pesquisa para mais rápido achar as causas da doença que afeta os produtos aquáticos e trazer de volta o desenvolvimento econômico e o quadro de emprego dos profissionais que atuavam anteriormente.
3- Descrever pelo menos três maneiras de como os empregados poderá executar as práticas de despesca de forma a evitar doenças laborais e posturais.
Para a prática eficaz na hora de realizar atividade de despesca, deve-se observar entre outras a postura. Principalmente quando