Respostas Gestão de projetos
1 – Como a EAP (estrutura analítica do projeto) foi utilizada neste caso? Comente a respeito da importância da EAP e dê exemplos além do texto.
Resposta:
A EAP serviu como um roteiro para cada fase do projeto. Enquanto os departamentos de produção e qualidade foram envolvidos ao longo do projeto, outros departamentos poderiam ser consultados sempre que necessário. O gerente do projeto foi responsável pela supervisão da EAP e em envolver outros departamentos nos momentos adequados.
Desde a iniciação até o fechamento, o projeto foi dividido em cinco fases, com nove etapas ao longo de dois anos. O cronograma incluía todo o trabalho de aquisição e fabricação de equipamentos através de testes de linha de montagem e otimização. A fase final terminou com o início da produção e a montagem do eixo do módulo lateral. Um plano da qualidade correspondente foi desenvolvido utilizando os padrões da fábrica de componentes, que foi integrado na linha do tempo.
A Estrutura Analítica de Projetos é ferramenta imprescindível no gerenciamento de projetos. A EAP reúne, em um único documento, aspectos de Escopo, Tempo e Custo. Não apenas reúne, mas promove um melhor planejamento desses aspectos.
O desenvolvimento da EAP é a decomposição do trabalho necessário para a realização de um projeto. O raciocínio é simples, é necessário dividir o projeto em pacote de trabalhos organizados de cima para baixo hierarquicamente.
Um exemplo simples de EAP que pode ser utilizado em atividades é para pintar uma sala:
* Preparar materiais o Comprar tinta o Comprar escada o Comprar pincéis / rolos o Comprar removedor de papel de parede
* Preparar sala o Remover papel de parede antigo o Remover decorações destacáveis o Cobrir chão com jornais o Cobrir tomadas com fita o Cobrir móveis com lençóis velhos
* Pintar a sala o Pintar grandes áreas com rolo o Pintar rodapés com pincel
* Limpar a sala o Jogar fora, ou guardar a tinta que sobrou o Limpar