respostas exercicios
Comunidades e Ecossistemas
1) Introdução
Möbius (1877) foi um dos primeiros a tentar caracterizar uma comunidade. Ele estudou bancos de ostras em regioes literâneas e notou que existe uma interdependência entre os organismos presentes no que ele designou por biocenose.
A Comunidade pode ser também definida como o conjunto de todas as populações de uma dada área geográfica (Odum, 1963) ou como a parte viva do ecossistems (Clark, 1954). É comum o uso do termo biocenose por ecólogos europeus em lugar ao de comunidade.
Os organismos de uma biocenose atuam em reciprocidade com o meio físico sendo influenciados por ele (i.e: temperatura e pluviosidade) e também modificando-o de modo característico (ex: pH do solo, composição e quantidade de compostos orgânicos da água do mar).
2) Outras definições de comunidades
2.1) Comunidade: É qualquer conjunto de populações numa determinada área ou habitat. Ela pode ter os mais variados tamanhos. Segundo Krebs (1972), muitos dos termos relativos à comunidades vêm da Ecologia Vegetal.
2.2) Comunidade: É uma associação entre populações interativas (Ricklefs, 1980)
2.3) Comunidade: É uma reunião de populações numa determinada área ou habitat físico definidos. É uma unidade ecológica pouco definda. (Odum, 1977)
2.4) Comunidade: É um conjunto de espécies (populaçoes) que ocorrem conjuntamente no tempo e no espaço (Begon et al., 1990). Segundo este autor, o estudo da comunidade pressupõe o estudo de ecossistemas.
A fitossociologia deu uma grande contribuição ao desenvolvimento da ecologia de comunidades. Os estudos sobre ecologia vegetal enfocaram mais componentes estruturais das comunidades (i.e: classificação, ordenação de comunidades). Alguns conceitos acessórios são muito usados por ecólogos vegetais e são úteis para o mehor entendimento de comunidades:
1) Associação: É uma comunidade florística de composição definida (mas abstrata). Ela é composta de "stands" que são unidades concretas de