Respostas de Limnologia
Resposta 1
b) Tanto a qualidade da água quanto a sua quantidade sofrerão sérias alterações com o aumento desordenado do consumo, causado pelo crescimento da população mundial e do uso para a irrigação
Resposta 2
I. (V) – Graças à intensa utilização e menor acúmulo de água nos centros urbanos, reduz-se a emissão de água na atmosfera nesses espaços.
II. (F) – Nas cidades, com a impermeabilização dos solos, o processo de infiltração é dificultado.
III. (V) – Como a infiltração diminui no espaço urbano, é maior o volume de água que escorre sobre a superfície.
IV. (F) – A utilização das águas subterrâneas em grande quantidade impede que essas sigam para os rios através do escoamento realizado pelo lençol freático, diminuindo a vazão dos rios.
V. (V) – Com os rios mais assoreados – isto é, com maior quantidade de detritos e sedimentos em seu leito –, o nível das águas aumenta e o índice de enchentes também.
VI. (V) – A intensificação do quantitativo de poluentes, bem como a elevação das médias das temperaturas no meio urbano, pode aumentar a quantidade de chuvas, além de torná-las eventualmente mais ácidas do que o comum.
Resposta 3
a) As plantas absorvem água do solo através dos pêlos absorventes radiculares. O transporte da água até as folhas é realizado pelos vasos condutores do xilema (lenho). As folhas eliminam a maior parte da água recebida através dos estômatos, fenômeno conhecido por transpiração. b) A água não utilizada pelas plantas pode evaporar-se para a atmosfera, correr para os rios e lagos ou infiltrar-se no solo para formar os lençóis freáticos.
Resposta 4
Esta questão explorou o grave problema que a humanidade tem a enfrentar: a preservação e racionalização no uso dos recursos hídricos potá- veis disponíveis na Terra. Chamou a atenção o fato de cerca de 95% dos candidatos terem assinalado como correta a proposição 32, que indicava que muitos rios poderiam estar sendo utilizados como fonte