resposta
Entre os séculos IV e XI, a civilização maia vivia na região da atual Guatemala. Berço da extinta civilização maia, a Guatemala foi descoberta e colonização pelos espanhóis, sendo descoberta em 1523, sendo o povo maia subjugado depois da chegada do conquistador espanhol Pedro de Alvarado.
A Espanha dominou a Guatemala até 1821, ano da declaração da independência das colônias centro-americanas. A Guatemala foi incorporada ao Império mexicano até o ano de 1823. Depois de 1823, a Guatemala passou a fazer parte das Províncias Unidas da América Central até 1839.
Justo Rufino Barrios assumiu o poder no país em 1873, precedido por uma revolução que abriu caminho para a sua subida política. Barrios implementou um programa de desenvolvimento econômico que visava o investimento em grandes propriedades de café.
Depois de Barrios, A Guatemala viveu sob duas ditaduras, a de Manuel Estrada Cabrera, que governou o país de 1898 a 1920; e a de Jorge Ubisco, de 1931 a 1944. O sistema ditatorial possibilitou o aprofundamento do capital norte-americano no país.
Em 1945, as reformas públicas e sociais que pretendiam favorecer os trabalhos eram defendidas por Juan José Arévalo, em oposição aos interesses dos latifundiários e militares que ocupavam o poder na Guatemala. As reformas eram defendidas na coligação democrático-liberal, seguida posteriormente por Jacob Arbenz Guzmán que governou o país de 1951 a 1954.
As atitudes populistas da coligação incitou a invasão e derrubada política apoiada pelos EUA, fato que levou o Coronel Carlos Castillo Armas a ocupar o poder. Em 1957, Castillo foi assassinado, sendo empossado como presidente Ydígoras Fuentes, em 2 de março de 1958.
Historia de Nicarágua.
A Nicarágua foi uma região da América Central na qual houve o desenvolvimento de uma antiga civilização que desapareceu sem deixar muitos vestígios de sua existência. As populações que ocupavam a região no momento em que os espanhóis